Buscar
Guia da Champions League: Tudo o que você precisa saber sobre a principal competição da Europa
- duartshoop
- 17 de set. de 2024
- 3 min de leitura
A Champions League está de volta, e desta vez com um formato totalmente renovado. A temporada 2024/25 promete ser emocionante, com mais jogos e uma nova estrutura que vai desafiar os clubes de maneiras inéditas.
Novo Formato
A UEFA implementou mudanças significativas no formato da competição. Agora, a fase de grupos foi substituída por uma fase de liga com 36 equipes. Cada time disputará oito partidas, sendo quatro em casa e quatro fora. Os oito melhores avançam diretamente para as oitavas de final, enquanto os times entre a 9ª e a 24ª posição disputarão um playoff para definir os outros oito classificados1
Calendário
A fase de liga começa em setembro e vai até janeiro. Os playoffs serão realizados em fevereiro, seguidos pelas oitavas de final em março. As quartas de final e semifinais ocorrerão em abril e maio, com a grande final marcada para junho na Allianz Arena, em Munique2
Favoritos
O Real Madrid, atual campeão, é sempre um dos favoritos, especialmente com a adição de Kylian Mbappé ao lado de Vinicius Jr. e outros talentos. O Manchester City, comandado por Pep Guardiola, também entra forte na disputa, buscando mais um título para sua coleção1.

O segundo que eu coloco, não poderia ser diferente, a máquina de jogar futebol, o tubarão da Premier League, o esquadrão de Pep Guardiola, o Manchester City. Sempre entrando como favorito pela potência do elenco que tem e pela filosofia de jogo muito bem implementada pelo gênio Guardiola.
O terceiro foi difícil escolher, tinham ótimas alternativas, mas eu coloco o Bayern de Munique. Sempre entra com muita força na Champions. Tem uma modificação no comando técnico, o jovem Vincent Kompany chegando, uma filosofia bem ofensiva. Mas tem a hierarquia da competição, confia muito em Harry Kane, Musiala, Kimmich e conseguiu boas contratações, encorpou o elenco com as chegadas do Olise e do João Palhinha.
CORREM POR FORA
O primeiro é o Barcelona do Hansi Flick, com Yamal, Raphinha, Lewandowski. Um time que está mostrando muita organização, DNA ofensivo nessa temporada de LALIGA.
A equipe que eu coloco é o Liverpool do Arne Slot. Mesmo sem o Klopp, está bem na Premier League, tem uma equipe com muita qualidade, forte defensivamente, um meio que se encaixou muito bem com Szoboszlai, MacAlister e Gravenberch. E um ataque com Salah e cia.
Outra equipe que eu cito e eu acho até muito subestimada é a Inter de Milão de Simone Inzaghi. Chegou até a uma final de Champions recentemente, perdeu no detalhe para o City. Mas é um time muito forte ofensivamente, que sabe explorar os alas, Dumfries e Dimarco, tem Lautaro e Marcus Thuram, eu acho um time equilibrado, que pode ser constante em alto nível. Até nesse novo regulamento da Champions.
Não dá para não citar o Arsenal do Arteta. Um trabalho cada vez mais maduro, já mostrou isso na última temporada de Champions, elenco muito forte e que foi melhorado. E tem nomes de muita capacidade de definição, Odegaard, Saka e cia.
Qual será a premiação na nova Champions League?
Como de costume, a Uefa irá distribuir cifras bilionárias aos clubes que estão envolvidos em sua disputa. Ao todo, a confederação destinará 2,43 bilhões de euros aos clubes envolvidos na maior competições interclubes do planeta.
Assim como em anos anteriores, os times que vencerem ou empatarem seus jogos na fase da liga receberão um valor bônus. Cada time também receberá uma compensação financeira por sua posição na tabela de classificação deste estágio.
Fase da liga: 18,62 milhões de euros
Vitória na fase da liga: 2,1 milhões de euros
Empate na fase da liga: 700 mil euros
No mata-mata, novos valores serão distribuídos para todos os times envolvidos, desde os playoff até o grande campeão do torneio. O vencedor, inclusive, se terminar a fase da liga com oito vitórias, poderá receber, ao todo, 98,92 milhões de euros.
Playoffs: 1 milhão de euros
Oitavas de final: 11 milhões de euros
Quartas de final: 12,5 milhões de euros
Semifinal: 15 milhões de euros
Vice-campeão: 18,5 milhões de euros
Campeão: 25 milhões de euros
Comments